Um programa tranquilo para tempos difíceis

Sentimos falta de boas notícias. Os nossos corações estão bem sofridos com tanto tempo de isolamento, com as queimadas devastadoras, com a fragilidade da economia, e com os políticos populistas e demagogos de sempre. 

Procuro driblar o meu desalento próximo dos meus livros, ora lendo uma boa literatura, ora pesquisando e escrevendo. 

Aproveitamos o domingo preguiçoso e de calor para fazer um programa bem leve. Assistimos ao filme “Um lindo dia na vizinhança”, que alugamos no Youtube. Queríamos um filme tranquilo e feliz.

O filme é baseado na história real da amizade entre o jornalista Tom Junod e Mister Rogers (Tom Hanks), criador de um programa infantil de TV, muito popular nos EUA, nos anos 60. Durante as entrevistas ambos iniciam uma relação de amizade muito inspiradora. 

O filme tem alguns clichês, mas traz muitas mensagens que precisamos nos tempos atuais. Fala do amor, do perdão, da amizade, da reconexão conosco mesmos e com as demais pessoas, da necessidade de falarmos sobre os nossos sentimentos.

Faz uma boa reflexão sobre o valor da escuta; da importância de ouvirmos mais as pessoas com quem nos relacionamos; de fazermos mais escutas compassivas. Afinal, como disse Mister Rogers, “Ouvir é onde começa o amor: ouvir a nós mesmos e depois os próximos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *