Gracias, Grazie, Merci, Thank you…Muito obrigado

Aposentado como médico, depois de 40 anos de trabalho, o nigeriano radicado em Londres, Alfa Saadu, saiu da zona de zona de conforto e há algumas semanas foi para o front, na sua missão de salvar vidas.

Saadu (foto 1) foi um dos milhares de médicos e enfermeiros aposentados no Reino Unido que voltaram a trabalhar, após atender o apelo do governo britânico para ajudar no Serviço Nacional de Saúde, que está sofrendo com a falta de funcionários. Estima-se que 25% deles estejam afastados para cumprir isolamento ou por estarem doentes. 

Infelizmente Saadu foi contaminado pelo coronavírus e faleceu aos 68 anos de idade. Segundo o seu filho, ele era uma lenda viva, sempre salvando pessoas na África e na Inglaterra. Morreu cumprindo a sua missão. 

Alfa Saadu, o médico aposentado, que voltou a trabalhar no serviço de saúde de Londres, e morreu vítima do covil-19

A sua história é apenas mais um caso de heroísmo, no meio de tantos outros mundo afora, e que chamam a nossa atenção para a difícil missão dos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, que estão no front do combate ao coronavírus.

Os sistemas de saúde têm enfrentado baixas nas suas equipes, que precisam afastar os profissionais contaminados. Esses afastamentos sobrecarregam os demais profissionais que continuam trabalhando. Exaustos, eles também temem por suas vidas, mas seguem firmes nos hospitais e nas UTIs, lutando para que todos nós continuemos a respirar.

Muitos reconhecimentos têm sido feitos a esses heróis, como no caso dos bombeiros de Napoli, Itália, que homenagearam a equipe médica do hospital Cardarelli (foto abaixo)

A humanidade será eternamente grata a esses exaustos profissionais. A eles, e a todos os demais que estão no front, a nossa solidariedade e muitas preces para que tenham resiliência. A eles o nosso abraço, o nosso amor, muitas flores e eterna gratidão.

Foto de Ciro Fusco/EPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *