“Felicidade é só questão de ser”

Neste domingo ensolarado eu estava tomando café e ouvindo o Globo Rural, quando em dado momento um trabalhador rural disse com convicção: “sou o homem mais rico do mundo sem ter dinheiro”.

Parei, olhei melhor aquela pessoa simples, e fiquei pensando na sua felicidade rotineira, escutando os pássaros, sentindo o vento, ouvindo o barulho da chuva, vendo as nuvens, acompanhando o crescimento das plantas, conversando com os animais. Enfim, tendo outros olhares e sensações do mundo que não sejam através do dinheiro ou das coisas materiais, mas que trazem felicidade. Até me lembrei dos versos de Ricardo Reis (FP): “Sábio é o que se contenta com o espetáculo do mundo”.

Penso que temos uma ideia muito deturpada de construção de felicidade. Desde pequenos somos perguntados sobre o que vamos ser e o que queremos ter. Crescemos com a ideia de que para ser feliz precisamos ter sucesso; ter poder; acumular bens; ser “alguém na vida” (que horrível isso!) e ser importante, seja lá o que isso quer dizer.

Somos condicionados a dar valor às roupas de marcas, a modelos de carros, a viagens caras e outras coisas mais. Mas ao final, todos vamos ver que a felicidade está (ou não) em nós mesmos, no nosso interior, e naquilo que somos, para nós e para o mundo. 

Amigos, essa é só uma pensata matinal. Mas parece que a felicidade custa muito pouco e depende só de nós mesmos.

1 pensou em ““Felicidade é só questão de ser”

  1. Ótima reflexão, realmenfe condicionar a felicidade em bens materiais ou realizações pode ser a busca da infelicidade. Ao meu ver, exisfem dois tipos de felicidade, a felicidade natural, livre do hoje e agora e a felicidade condicionada. Se você só busca felicidades materiais será infeliz por que assim que consegue aquilo que dezeja em pouco tempo dezejará outra coisa e essa busca será eterna. Mas ser filiz hoje e no agora é para sempre, é a simples contemplação da vida, da alegria de existir e poder desfrutar das maravilhas do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *