E se o mundo fosse governado por mulheres?

Estávamos fazendo um trabalho conjunto numa das secretarias aqui em Honduras e em dado momento a Ministra veio nos saudar.

Conversamos um pouco e ela disse que na cúpula do setor trabalham tantas mulheres que elas costumam falar “nosotras, las mujeres”.

Eu disse a ela que é muito animador que as mulheres governem mais; não falei para fazer média, mas porque fielmente sempre acreditei nisto.

Apesar das mulheres serem sub-representadas na política, elas fazem muita diferença em todos os cantos do planeta onde estão mais presentes.

Recente estudo feito por Chandan Jha e Dudipta Sarangi, publicado no “Journal of Economic Behavior & Organization”, mostrou que a corrupção é menor onde mais mulheres participam dos governos. A análise envolveu mais de 125 países e concluiu que isto ocorre porque as mulheres formulam políticas públicas diferenciadas.

Além do mais, penso que as mulheres se preocupam muito com a vida futura, com a sustentabilidade, valorizam mais o diálogo, as negociações e entendem melhor das relações humanas.

Penso, ainda, que se fosse governado por mulheres o mundo teria mais ternura! ?

Foto: Senadora australiana Larissa Waters amamenta seu bebê no Parlamento em Camberra: políticas escolhidas por mulheres contribuem para governos menos corruptos — Fonte: AAP/Mick Tsikas/via REUTERS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *