Crise humanitária dos imigrantes hondurenhos

Aqui em Honduras estamos acompanhando a grande caravana de milhares de hondurenhos em direção aos EUA, numa jornada perigosa e cheia de dificuldades.

A pé, estão caminhando milhares de quilômetros, atravessando a Guatemala e o México, em destino ao sonho dourado de viver naquele país, para fugir da violência e da pobreza.

Há quem diga que há manipulação política por trás da marcha, mas o fato é que são seres humanos inocentes e indefesos, iludidos com falsas promessas de ingressar nos EUA e terem uma vida melhor. Tudo para nada, pois chegarão à fronteira dos EUA, serão detidos e deportados.

Estamos todos apreensivos e de dedos cruzados para uma boa solução do problema, pois é inevitável não pensar no sofrimento das pessoas que estão nestas jornadas.

As cenas com as crianças são profundamente tristes. Se pudesse faria uma magia para que voltassem para casa e ainda cantaria para elas, como cantiga de ninar, a música “Golden Slumbers” (Soneca preciosa), dos Beatles: “Certa vez havia um caminho para voltar para casa/Durma, querida, não chore/E eu lhe cantarei uma canção de ninar…”.?

Fotos: AFP

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *