A democracia brasileira resiste

Nos últimos dias os ventos mudaram no país e aconteceram coisas boas para a democracia brasileira. 

Depois de tantos meses convivendo com as ameaças bolsonaristas de um golpe de Estado, as instituições e a sociedade civil passaram a reagir com mais força.

No STF houve o avanço dos inquéritos que investigam os atos antidemocráticos e as fake news, com importantes diligências na raiz das estruturas olavobolsonaristas de ataques às instituições democráticas. 

Foi desmontado o acampamento dos grupos fascistóides em Brasília e o cerco se fechou contra eles. 

A prisão do Queiroz na casa do advogado dos Bolsonaros foi muito impactante no bolsonarismo. Causou enorme constrangimento e silêncio entre todos, principalmente nos militares governistas. Há medo do que está para ser revelado.

O Tribunal de Contas da União está fazendo um mapeamento dos militares ocupando cargos civis no governo, e isso é muito positivo. O TCU quer saber se há uma ‘militarização excessiva do serviço público civil’. “Considero importante que a sociedade saiba exatamente quantos militares, ativos e inativos, ocupam atualmente cargos civis, dados os riscos de desvirtuamento das Forças Armadas que isso pode representar”, explicou o ministro Bruno Dantas. O bolsonarismo já causou um estrago nas Forças Armadas. Aliás, os militares participarem do governo já é um disparate. 

A queda do olavista Ministro da Educação também foi sintomática em todo este contexto de mudanças.

Diante dos acontecimentos, o presidente parou de atacar e de criar confusões para se defender. Sabe que o seu mandato está em jogo. É questão de tempo. 

No cenário atual as Forças Armadas não apoiariam a aventura bolsonarista de um golpe contra a democracia. 

Enfim, no meio das dificuldades e tragédias que estamos vivendo, pelo menos saber que a democracia está resistindo nos traz um grande ânimo.

1 pensou em “A democracia brasileira resiste

  1. Esse é um ponto de vista com vies esquerdista que na minha opnião não condiz com a realidade. O Brasil vem se desenvolvendo e onPresidente tenta fazer um ótimo trabalho, mas é constantemente impedido por outros poderes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *