Responsáveis por Brumadinho

Dentre os responsáveis pela tragédia praticada pela Vale, em Brumadinho, há dois principais: a empresa Vale, com a sua ganância desmedida, e o Poder Público, com as suas negligências.

A Vale não fez o que deveria ter feito e demonstrou total ganância e falta de escrúpulos. Agora, bastou perder 71 bilhões em um dia na Bolsa de Valores que rapidamente anunciou 5 bilhões para desativar as suas barragens de risco. Por que não fez isso antes? 

O Poder Público, por sua vez, mesmo com o episódio de Mariana, fechou os olhos às evidências de outras catástrofes. Teve de tudo em termos de omissões: falta de ação da Agência Nacional de Mineração; parlamentares que fizeram (e fazem) o jogo sujo em prol das empresas; concessão a lobistas que impediram de levar adiante projetos de segurança nas barragens; autorizações indevidas (p. ex. o governo de Pimentel autorizou a Vale a ampliar as suas atividades na área do desastre); falta de fiscalização (é preciso haver multas pesadas e parar com essa conversa fiada de “indústria das multas”), entre outras.

Os engenheiros que foram presos até podem ser responsabilizados, na medida de suas culpas, mas os principais responsáveis não são eles. Correm o risco de se transformarem apenas em bodes expiatórios. 

Não adianta prender alguns, esperar o caso esfriar, e deixar a lama correndo como sempre. Nas questões ambientais não dá para desburocratizar e flexibilizar como prometeu o novo Governo. É preciso manter a geração de empregos, mas precisamos cuidar da vida e do meio ambiente, com desenvolvimento sustentável.

***
Charge do Chico Caruso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *